Assinar nosso Feeds de notícias
Twitter
Perfil no Orkut

Reitor comemora resultado da UFU

2.9.09 Postado por DA-Administração

Instituição ficou em 17º lugar entre 2.001 avaliadas

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Alfredo Júlio Fernandes Neto, comemorou o resultado obtido pela UFU no Índice Geral de Cursos das Instituições (IGC), avaliação aplicada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).


Em uma faixa de pontuação que varia de 1 a 5, a nota 4, considerada boa, coloca a instituição na 17ª posição no ranking de 2.001 escolas superiores federais e particulares brasileiras avaliadas. O resultado divulgado no dia 31 de agosto é relativo à avaliação de 2008.



A nota é calculada de acordo com a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação e ainda com base no corpo docente e na estrutura física da instituição. “Esta nota 4 conquistamos com base na estrutura que tínhamos há alguns anos.


Agora estamos contratando mais professores com mestrado e doutorado, ampliando e melhorando nossas instalações com mais salas e laboratórios. Temos expectativa de que logo teremos nota 5”, afirmou o reitor.


Dos quase 60 cursos de graduação da UFU, segundo Alfredo Júlio, 38 foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) desde 2004. Destes, segundo o reitor, 31 obtiveram conceito considerado bom. “Os quase 40 cursos de pós-graduação com mestrado e doutorado também ajudaram para obtenção da nota em 2008, que é a mesma de 2007”, disse. Na lista das sete instituições mais bem colocadas no ranking nacional estão quatro universidade federais mineiras: a de Minas Gerais (UFMG), de Lavras (Ufla), do Triângulo Mineiro (UFTM) e de Viçosa (UFV).


Falta de tradição ainda é obstáculo


A quantidade de cursos de graduação e o tempo de existência da Universidade Federal de Uberlândia são apontados pelo reitor como fatores que, por enquanto, ainda distanciam a instituição de obter a nota 5 no IGC. De acordo com Alfredo Júlio, universidades federais como UFTM e UFMG estão em atividade há mais tempo e, portanto, tem tradição. “A UFMG disputa com a federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o título de melhor do Brasil. Ela tem mais de um século e com muitos cursos; só a Faculdade de Odontologia, por exemplo, tem 100 anos de existência e a nossa tem 40 anos. Isso pesa muito para o IGC”, disse. Já a UFTM, segundo o reitor, embora tenha tradição reconhecida nacionalmente na área de Medicina, tem poucos cursos que foram avaliados pelo Enade. “Se não me engano, foram apenas quatro cursos, então o que pesou mais para obtenção da nota 5 para eles foram os cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem”, afirmou o reitor, que usa a mesma justificativa para a Universidade Federal de Viçosa (UFV) que é voltada para a área das ciências agrárias.


Qualidade dos cursos é medida


O IGC é calculado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira. O índice é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final é expresso em valores contínuos, que vão de 0 a 500, e em faixas de notas de 1 a 5.


Para os cursos de graduação, é utilizada a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Enade, o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis de insumo – corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógico. Quanto à pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes. O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo Inep/MEC.


As mais bem avaliadas

1ª - Unifesp (SP)

2ª - UFCSPA (Porto Alegre/RS)

3ª - UFMG (Belo Horizonte/MG)

4ª - Ufla (Lavras/MG)

5ª - UFRGS (Porto Algre/RS)

6ª - UFTM (Uberaba/MG)

7ª - UFV (Viçosa/MG)


IGC 2008


UFU - nota 4

Uniube - nota 3

FPU - nota 3

Unitri - nota 3

Unipac - nota 3

Esamc - nota 2

Católica - nota 3

Uniessa - não consta nota

Faculdade do Trabalho - não consta na avaliação


IGC 2007


UFU - nota 4

Uniube - nota 3

FPU - nota 3

Unitri - nota 3

Unipac - nota 3

Esamc - nota 2

Católica - nota 3

Uniessa - não consta nota

Faculdade do Trabalho - não consta na avaliação


Fonte: Correio de Uberlândia
Você pode deixar um comentário se quiser.

0 Comentários para "Reitor comemora resultado da UFU"