Assinar nosso Feeds de notícias
Twitter
Perfil no Orkut

Semestre letivo da UFU vai começar hoje (24)

24.8.09 Postado por DA-Administração
O semestre letivo na Universidade Federal de Uberlândia começa hoje. O início, previsto anteriormente para o dia 10 de agosto, foi adiado para o dia 17 e, depois para hoje, por causa da gripe A. São esperados cerca de 15 mil alunos, dos 50 cursos de graduação oferecidos pela instituição, nos três campi.

A programação que seria desenvolvida para receber os ingressantes foi adiada por decisão do Comitê Interno de Enfrentamento à Gripe H1N1 da UFU. “Entendemos que as atividades são muito importantes. É um momento de acolhermos o aluno e apresentar a ele as possibilidades de assistência estudantil, ensino, pesquisa e extensão para que ele possa planejar o percurso acadêmico, por isso, posteriormente, em conjunto com a Comissão Interna definiremos uma nova data”, disse Waldenor Barros, pró-reitor de graduação da UFU.

Apesar do adiamento das atividades de recepção, os cursos de graduação, por meio das coordenações de cursos, unidade acadêmica e alunos, poderão definir atividades isoladas, desde que sejam evitadas as aglomerações.

Como medida de prevenção à Influenza A, em 100 pontos da UFU, entre eles, coordenações de cursos e espaços de atendimento ao público será disponibilizado álcool em gel e cartazes, faixas e fôlderes serão distribuídos. As peças foram desenvolvidas dentro da campanha proposta pelo Ministério da Saúde. Todas as coordenações e seus professores estão orientados a repassar, no primeiro dia de aula, orientações oficiais do Ministério da Saúde.

Os alunos ingressantes que apresentarem os sintomas da gripe devem avisar imediatamente a coordenação do curso, por meio de correspondência oficial e atestado médico, já que, dez dias de ausência, no início do curso, implica a perda da vaga.

“Trote estudantil é desumano e ilegal”

Em todos os campi da UFU, avisos alertam que o trote é proibido dentro da instituição desde 1993, de acordo com resolução do Conselho Universitário (Consun). “Fora da Universidade não temos como conter essas ações, mas qualquer aluno que for pego envolvido em trote ou em qualquer situação que provoque dano, de qualquer natureza, será punido conforme o artigo 200 do Regimento Geral da UFU e resolução do Consun. As penalidades vão desde advertência ou suspensão até desligamento”, disse o pró-reitor de graduação da UFU, Waldenor Barros.

Ele destaca ainda, que se a comunidade se sentir incomodada ou presenciar qualquer atitude que caracterize trote aos novos alunos, deve acionar as autoridades competentes, pois a UFU só pode tomar atitudes dentro do seu território.
Fonte: Correio de Uberlândia
Você pode deixar um comentário se quiser.

0 Comentários para "Semestre letivo da UFU vai começar hoje (24)"

Arquivos do Blog