Assinar nosso Feeds de notícias
Twitter
Perfil no Orkut

Patrocínio: Passo a Passo

19.8.09 Postado por DA-Administração

Nesta coluna Vitor Negrete dá dicas para se montar um bom projeto de expedição e talvez conseguir um oportuno patrocínio. Mas explica que tudo depende do interesse geral das pessoas sobre a idéia, do retorno para as marcas apoiadoras e, principalmente, de saber diferenciar um projeto abrangente de um desafio pessoal.

Muitas pessoas me procuram perguntando como se faz para conseguir um patrocínio. De forma geral, quem busca o apoio de uma empresa deve oferecer retorno de mídia.

As empresas não são entidades filantrópicas e têm objetivos bem claros quando dão dinheiro.Para que o projeto tenha chances de conseguir cobertura pela imprensa ele deve ser criativo, interessante e gerar textos, fotos e imagens, todos com qualidade.

Não adianta ser o Euclides da Cunha se o texto não vier acompanhado de boas imagens.O ideal é conseguir cartas de interesse de algum meio de comunicação antes de procurar o possível patrocinador.

Fazer os contatos é uma parte difícil. O melhor é conseguir marcar uma conversa com o patrocinador para apresentar o projeto e esclarecer as possíveis dúvidas.Neste encontro leve o projeto impresso e em CD, com uma apresentação do projeto em flash. Na conversa mantenha a calma.

Esta é a grande oportunidade de encontrar um parceiro para o seu sonho.Se não conseguir marcar a conversa, mande o CD com a apresentação. Os textos do projeto devem ser objetivos e curtos. A descrição detalhada pode ir em anexo, ou serem apresentadas em uma segunda fase..


Liberdade ou Patrocínio?

Conseguir o interesse de algum meio de comunicação e de alguma empresa é uma tarefa dura e muitas vezes humilhante. Por várias vezes fui escorraçado e até ridicularizado, mas bola pra frente.

Não adianta desanimar.Na era da contenção de gastos nas empresas, procurar patrocínios na forma de equipamentos, produtos ou mercadorias pode ser uma opção interessante.

Em vez de procurar obter dinheiro para adquirir o que você precisa para o seu projeto, busque diretamente os fabricantes ou distribuidores dos equipamentos, ou a empresa aérea e assim por diante.O patrocínio também é uma faca de dois gumes.

Ao mesmo tempo em que se ganha algo, se gasta muito tempo e energia. O patrocínio exige um compromisso, que precisa ser cumprido.

Por vezes é muito melhor realizar o seu sonho da sua maneira, sem compromissos. Trabalhar um pouco mais, juntar dinheiro, postergar um pouco, mas realizar tudo de uma maneira mais livre.


Sonhos e Possibilidades

Nem todos os sonhos são compartilhados e alguns deles nunca terão o apoio de alguma empresa ou o interesse de algum meio de comunicação de massas, mas ele pode ser realizado e conquistado se você se planejar para isto.Conhecer alguém ou receber alguma indicação ajuda muito para marcar as reuniões e para ser escutado.

Um projeto já realizado aumenta a credibilidade na sua capacidade e no seu projeto atual.Acredito que os projetos são progressivos. Não adianta buscar um patrocínio para escalar o Everest, se você não escalou o Aconcágua antes. Também não adianta ficar 10 anos lutando somente pelo mesmo projeto e não fazer nada.

Acho que paralelamente aos projetos que se busca patrocínio cada um deve planejar e realizar outros desafios, por mais simples que estes pareçam.

Fonte: Webventure.ig.com.br

Você pode deixar um comentário se quiser.

0 Comentários para "Patrocínio: Passo a Passo"

Arquivos do Blog