Assinar nosso Feeds de notícias
Twitter
Perfil no Orkut

Fotojornalismo é tema de evento na UFU

8.6.10 Postado por DA-Administração
Toni Pires, editor da revista IstoÉ Dinheiro, ministra palestra
A Universidade Federal de Uberlândia recebe o editor de fotografia da revista Istoé Dinheiro, Toni Pires, para realizar a palestra “A edição de imagens no fotojornalismo”, o evento acontece no dia 8 de junho (terça-feira), às 19h,  no anfiteatro do bloco 3Q, no Campus Santa Mônica.
Este encontro faz parte do ciclo de palestras promovido pelo Prêmio New Holland de Fotojornalismo. O objetivo é levar experientes profissionais do fotojornalismo brasileiro para dividirem seus conhecimentos com estudantes de comunicação e amantes da fotografia, profissionais ou não. O tema central são os limites da edição de imagem no jornalismo. Além de Uberlândia, o ciclo de palestras já ocorreu em Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP) e Florianópolis (SC), e passará também por Campo Grande (MS) e Palmas (TO).

Sobre o palestrante
Graduado em economia e jornalismo pela Unesp, pós-graduado em fotografia pelo Centro Universitário SENAC, Toni Pires tem experiência na área fotográfica com ênfase em artes e multimídia, atuando em produção de conteúdo online, ensino, exposições, crítica, fotojornalismo e reportagem. Desde julho de 2007 passou a integrar o  conselho consultivo da Universidade Anhembi-Morumbi no curso de fotografia. É professor convidado da Escola Fullframe, com cursos regulares de fotojornalismo e professor de fotojornalismo no SENAC. Foi membro do subcomitê de design e fotografia da ANJ no período de 2003 a 2007.  Atualmente desenvolve projetos autorais na fotografia, dividindo o tempo entre São Paulo e New York e editando a revista semanal de economia IstoÉ Dinheiro. Por 13 anos trabalhou no jornal Folha de S.Paulo atuando como repórter fotográfico, coordenador de pautas, editor adjunto e, nos últimos cinco anos, foi editor de fotografia. Viajou o Brasil e boa parte do mundo fazendo diversos tipos de coberturas jornalísticas, acompanhando chefes de estado, eventos esportivos e científicos. Coordenou cobertura de eleições presidenciais, três Olimpíadas e três Copas do Mundo de futebol, além de outros acontecimentos importantes como as mortes do Papa João Paulo II e do líder palestino Yasser Arafat.  Também colaborou com diversos jornais e revistas dos Estados Unidos, Portugal e Espanha.

Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Promovido pela New Holland com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo acontece simultaneamente no Brasil e na Argentina. O prêmio reúne em uma exposição imagens feitas por fotojornalistas profissionais. A mostra viaja cidades dos dois países. Este ano está em sua sexta edição com uma novidade, além de fotojornalistas brasileiros e argentinos, o prêmio abrangerá ainda profissionais do Paraguai e Uruguai.

Serviço
Palestra “A edição de imagens no fotojornalismo”, com Toni Pires
Local: Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Monica – Anfiteatro do
Bloco 3Q
Fone: (34) 3239-4163
Data e horário: 8 de junho, 19h
Entrada Franca

Fonte: UFU
Você pode deixar um comentário se quiser.

0 Comentários para "Fotojornalismo é tema de evento na UFU"